POR UM ENSINO

MAIS EFICAZ

A proposta pedagógica do Colégio decisão tem como referencial teórico o sociointeracionismo, o qual compreende o processo de ensino-aprendizagem pautado na interação entre aluno, educadores, colegas e os diversos objetos de conhecimento. Isso possibilita a construção de significados a partir do estabelecimento de relações entre o que eles estão aprendendo de novo e o que já conhecem (conhecimentos prévios). Nesse sentido, o professor tem a função de mediador desse processo, pois por conhecer de perto seus alunos, consegue desenvolver estratégias cognitivas para promover a resolução de situações-problema. Assim por meio de constantes questionamentos, elabora hipóteses que aproximem os alunos cada vez mais da formalização das noções e conceitos trabalhados.

Dessa forma, os alunos aprendem a conviver e a relacionar-se, aprendendo a conhecer os conteúdos de forma associada a atos, conceitos, princípios, valores, normas, atitudes e procedimentos e, não de forma isolada, pois entendemos que construir conhecimentos partindo do contexto de mundo dos nossos alunos faz com que todo o conteúdo e conhecimento ganhem sentido na vida de nossas crianças e jovens.